Você sabe a diferença entre fórmula infantil e composto lácteo?
- Paula Vereza
- 24 de jan. de 2021
- 1 min de leitura

As fórmulas infantis são fabricadas para crianças que não podem amamentar. Elas possuem todos os nutrientes necessários para nutrir o bebê até o sexto mês de vida. No uso de fórmulas, também não é necessário realizar a introdução alimentar com menos de seis meses. Elas contêm leite de vaca ou soja + nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê.
Já o composto lácteo é composto de 51% de leite + misturas como açúcar ou maltodextrina, óleo de palma ou óleo de coco ou óleo de canola ou óleo de girassol + vitaminas e minerais + corantes, aromatizantes e realçadores de sabor. Por apresentarem esta lista de ingredientes, podem ser considerados, inclusive, alimentos ultraprocessados. Geralmente são utilizadas após o sexto mês de vida e muitas vezes são utilizados como parte da alimentação da criança sem realmente serem necessários. É importante avaliar com seu pediatra caso tenha sido prescrito.
Refeições caseiras, preparadas com alimentos variados, são muito mais saudáveis e eficazes para o desenvolvimento das crianças. Fique ligado!

Nutricionista pós-graduada em nutrição esportiva; especialista em nutrição infantil; Diretora da Companhia Mineira de nutrição, que presta serviços especializados em nutrição para restaurantes, hoteis e cozinhas em geral.
Instagram: @ellisbraganutri
Comentários