HIGIENE BUCAL NAS GRÁVIDAS E NO BEBÊ
- Paula Vereza
- 5 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Quais os cuidados que a grávida tem que ter com a saúde da boca?
Quando a mulher está gestante, diversas alterações bucais podem ocorrer, como: aumento da salivação, náuseas e alterações na gengiva devido a mudança hormonal. Tais alterações associadas a modificações dos hábitos de vida podem levar ao aparecimento ou agravar doenças da cavidade oral como cárie e gengivite.
Portanto, é aconselhável que a gestante tenha uma atenção e um cuidado maior com a higienização bucal e um acompanhamento trimestral com seu dentista, de preferência um Odontopediatra.
Quando ela deve ir ao odontopediatra? Existem procedimentos que são contraindicados?
A importância de um acompanhamento odontológico na gravidez é fundamental. O profissional irá orientar a gestante corretamente a ter uma atenção maior com a higiene bucal e passar informações relevantes sobre a importância da amamentação e os cuidados com a saúde bucal do bebê.
Nós dentistas, evitamos realizar procedimentos mais invasivos (radiografias, cirurgias e tratamento de canal) no primeiro trimestre de gestação pois é o momento em que estão se formando os primórdios dos principais órgãos e sistemas. Com isso, o atendimento odontológico às gestantes deve ser preferencialmente realizado no 2º trimestre de gestação, mas em casos de urgência, qualquer época é aceitável, já que nenhuma necessidade deve ser negligenciada.
Com qual idade devo levar o bebê ao odontopediatra?
Alguns pais ficam sem saber qual a idade ideal para levar o seu bebê ao Odontopediatra, e o ideal seria quando os primeiros dentinhos aparecerem.
Além de uma avaliação clínica de toda a cavidade oral, passamos todas as instruções de higienização, qual a escova ideal, o tipo de pasta de dente, quantidade que deve ser usada, quantas vezes é necessário realizar a escovação e transmitir noções básicas nutricionais para uma alimentação saudável e livre de açúcar. Com um acompanhamento regular e a cooperação dos pais e responsáveis podemos preservar a saúde bucal dessa criança.
Quais cuidados devo ter com a higiene oral no recém-nascido?
Você sabia que não se deve realizar a limpeza oral em bebês recém-nascidos? Antigamente os cuidados com a higiene do bebê incluíam a limpeza dos rebordos gengivais com gaze e soro, ou água. Porém, hoje sabemos da importância de manter o leite remanescente nesses rebordos devido a composição do leite materno, que é rico em imunoglobulinas que vão ajudar na imunidade do bebê.
A partir de quando começo a escovação do bebê?
É de extrema importância que os pais realizem a escovação dos dentes dos seus filhos logo quando ocorre o nascimento do primeiro dentinho.
A partir de então, pode-se realizar a higienização com uma escova de dente que possui a cabeça pequena, compatível com o tamanho da boca do bebê, cerdas macias para não machucar as gengivas e que seja emborrachada, pois assim evita de ocorrer algum trauma nos rebordos. A pasta de dente utilizada deve conter FLÚOR, mineral que ajuda a evitar a doença cárie, concentração de no mínimo 1100ppm (esta informação contêm no verso da embalagem). Mas é importante que a quantidade de pasta para bebês seja de um grão de arroz cru (0,1g)

Sobre a Autora do post:
Carolina Continentino.
Carolina Continentino Costa
Cirurgiã-Dentista
CROMG 51617
Formada em Odontologia pela Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC Minas)
Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora e Estética.
Especializando em Odontopediatria pela Unicamp
Contato: (31) 98800-4266
dracarolinacontinentino@gmail.com
Instagram: @dracarolinacontinentino
Yorumlar