Mão ou chupeta? O que é melhor?
- Paula Vereza
- 5 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

O bebê possui uma necessidade fisiológica e psicológica de sucção que necessita ser suprida e ela só é estabelecida quando a amamentação é feita no seio da mãe.
Quando o bebê é amamentado por mamadeiras, o tempo de sucção e o esforço realizado é muito menor, sendo assim, sua necessidade psicológica não é preenchida tendo a necessidade de chupar o dedo ou a chupeta, se for oferecida. Por isso a importância do aleitamento materno, pois além de trazer todos os benefícios para o desenvolvimento dos músculos, estabelecer um vínculo emocional importantíssimo entre a mãe e o bebê, supri suas necessidades psicológicas e fisiológicas.
Quando me perguntam se é melhor o bebê chupar a mão ou a chupeta, a resposta ideal seria nem um, nem outro. Mas sabemos que essa não é a realidade e que a criança necessita suprir essa necessidade fisiológica de sucção, caso ela não seja amamentada exclusivamente no peito, com isso, a chupeta é menos pior devido a fácil remoção do objeto e assim os pais possuem um maior controle do hábito dessa criança.
Além disso, hoje em dia, temos a opção da chupeta ortodôntica que possui um menor potencial de causar os problemas na dentição, porém não exclui a possibilidade de provocar a hipotonia lingual, que é, um relaxamento excessivo da língua. A escolha da chupeta é uma decisão da família e cabe ao Odontopediatra apenas informar quais são os malefícios que podem trazer para a criança e para a mãe.
Sobre a Autora do post:
Carolina Continentino.
Carolina Continentino Costa
Cirurgiã-Dentista
CROMG 51617
Formada em Odontologia pela Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC Minas)
Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora e Estética.
Especializando em Odontopediatria pela Unicamp
Contato: (31) 98800-4266
dracarolinacontinentino@gmail.com
Instagram: @dracarolinacontinentino
Comments