Sono e maturidade neurológica do recém-nascido
- Paula Vereza
- 16 de out. de 2020
- 1 min de leitura

Quando falamos em sono, não há como não falar em rotina e hábitos saudáveis, porém é possível estabelecer rotinas imediatas ao nascimento?
Após o nascimento, tudo é aprendizado para o bebê. Assim como para nós, que aprendemos coisas novas e amadurecemos física, psíquica e emocionalmente dia após dia. Nascemos e entramos em imediato desenvolvimento, nossos pulmões, coração, estômago, intestino e todo o corpo inicia a maturação.
A regulação do sono acontece no sistema nervoso central do bebê e ainda é extremamente imaturo após o nascimento. Devemos entender que a “caixinha” de memória do bebê está quase vazia e é dormindo que ela se enche, fica repleto de conhecimento. Por isso o sono, junto a amamentação, são as duas medidas mais importantes e eficientes para o desenvolvimento do bebê na primeira infância.
O recém-nascido, ainda em ambiente desconhecido ainda precisa mamar com frequência, se trocado e amparado, com isso não é possível estabelecer hábitos e rotinas. Assim é necessário estabelecer rituais, até que seja possível implementar rotinas. Mas quais são esses rituais? Banhos, acalmar o ambiente, escurecer o quartinho são rituais eficazes para chegada do sono do bebezinho.

Sobre a autora do post:
Consultora materno infantil especialista em amamentação, sono e cuidados com recém-nascido. Laserterapeuta e palestrante.
Comments