Será que meu leite é fraco?
- Paula Vereza
- 26 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Organização Mundial de Saúde e o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos (do Ministério da Saúde), o aleitamento materno exclusivo deve acontecer até os seis meses e, se possível, prolongar até os dois anos de vida.
Isto porque o leite materno é “único e inigualável, pois é totalmente adaptado às necessidades da criança nos primeiros anos de vida (Ministério da Saúde).
Antes dos seis meses não é necessário oferecer mais nada à criança: nem água, sucos, chás ou outros leites. Apenas o leite materno já é o suficiente. Mesmo que seja um dia muito quente e seco, o máximo que vai acontecer é a criança querer mamar mais vezes para se hidratar.
O leite humano possui a quantidade de calorias, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e carboidratos suficiente para o bom desenvolvimento do bebê. Ele NUNCA é fraco. Após os primeiros seis meses, o leite materno complementa a alimentação da criança.
Nos primeiros dois anos, a criança passa por intensas transformações no corpo: crescimento, desenvolvimento de habilidades, coordenação, interação, inteligência e tudo isso depende de uma boa alimentação. Amamentar neste período faz toda a diferença.
Além disso, “a amamentação tem o poder de aliar alimentação com afeto” (SBP).
Sobre a autora do post:
Nutricionista pós-graduada em nutrição esportiva; especialista em nutrição infantil; Diretora da Companhia Mineira de nutrição, que presta serviços especializados em nutrição para restaurantes, hoteis e cozinhas em geral.
Instagram: @ellisbraganutri
Comments