top of page
base%20de%20cor_edited.png

Blog da Família

base de cor.png

Rede de apoio às gestantes e puérperas

  • Foto do escritor: Paula Vereza
    Paula Vereza
  • 13 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura



É muito importante que todos os membros da família compreendam que a gestação e a maternidade é trabalho em tempo integral!


A gestação é um momento mágico onde é gerada outra vida, porém também é momento de mudanças físicas no corpo e hormonais que geram alterações no humor e emocional.


Durante a gestação pode ocorrer inchaço, cansaço, aumento da frequência de xixi, podem aparecer doenças relacionadas a gestação como diabetes gestacional, hipertensão, anemia e outras. Com o crescimento do bebê a barriga cresce causando desconforto, calores e outras mil sensações desagradáveis e lógico que agradáveis também!


Logo após o parto é liberada uma grande quantidade de hormônios junto com a expulsão da placenta.

Existem vários fatores, que, se associados a esses hormônios descontrolados, podem desenvolver na mãe problemas emocionais e psíquicos, como o blues puerperal e até a depressão pós-parto.


Os primeiros dias exigem um esforço tremendo e exclusivo da mãe que é a única responsável pela nutrição do bebê quando optado por aleitamento materno exclusivo, que é a recomendação das leis de saúde pública. São inúmeras fraldas, mamadas, cuidados que exigem atenção total. Há também as tarefas da casa e os próprios cuidados como se alimentar, tomar banho e dormir.


Por isso é essencial que a mulher conte com seu parceiro, familiares, amigos e dividam essa árdua tarefa. É fundamental que ela tenha seus momentos de descanso e autocuidado para evitar o estresse acentuado e favoreça o aparecimento de complicações emocionais no pós-parto.






Sobre a autora do post:

Consultora materno infantil especialista em amamentação, sono e cuidados com recém-nascido. Laserterapeuta e palestrante.

 
 
 

コメント


bottom of page