Preparação das mamas para amamentação
- Paula Vereza
- 27 de dez. de 2020
- 1 min de leitura

Muito se fala sobre o que é necessário fazer para preparar as mamas para uma amamentação mais eficaz e fácil.
Existem muitas contradições e informações soltas que podem inclusive favorecer para que aconteça exatamente o contrário: complique o processo de amamentação.
Já vimos por aí informações sobre uso de bucha vegetal nos seios e nos bicos para “calejar” a pele da mama e evitar rachaduras (fissuras). Este método é contraindicado e pode sensibilizar a pele ainda mais, favorecendo o aparecimento de fissuras.
Vemos também a recomendação de hidratar as mamas com óleos e cremes. A hidratação pode afinar a pele e também favorecer as rachaduras dos mamilos.
É contraindicado também as manobras para mamilos planos e invertidos, na tentativa de exterioriza-los. Pode provocar micro lesões, favorecendo infecções.
Assim, a única recomendação e mais efetiva é lavar os mamilos com sabão apenas uma vez ao dia durante o banho para evitar tirar a proteção natural e a oleosidade natural que auxiliam no momento da mamada. Procure informações em fontes seguras para evitar e facilitar o aparecimento de complicações!

Sobre a autora do post:
Consultora materno infantil especialista em amamentação, sono e cuidados com recém-nascido. Laserterapeuta e palestrante.
Comentarios