Por quê a chupeta é tão utilizada e os impactos na saúde do bebê
- Paula Vereza
- 6 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

As chupetas estão sempre nas listas de enxoval do bebê. Mas isso não significa que devemos torná-lo item essencial para o desenvolvimento do bebê, pelo contrário, devemos ao máximo tentar reduzir ou até mesmo eliminar o uso da chupeta.
Quando a criança chora, seja por algum desconforto ou por dor, é natural que a mãe queira aliviar essa criança do que ela esteja sentindo e por isso a chupeta entra como um auxiliar nesse manejo, já que em sua maioria, o choro vai ser interrompido. Mas existem outras maneiras de acalmar o bebê, sem que seja prejudicial para a sua saúde.
O uso da chupeta pode provocar diversos impactos na saúde do bebê e da criança. Em relação as alterações na dentição das crianças, o seu uso contínuo pode acarretar em: Mordida aberta, que é uma deficiência no contato vertical dos dentes superiores e inferiores da região anterior e/ou Mordida cruzada, que é o mau posicionamento de um ou mais dentes da arcada superior, que não se encaixam corretamente na inferior, prejudicando os movimentos mastigatórios. A visita ao
Odontopediatra é super importante para uma correta avaliação.
Além dos problemas dentoalveolares, podem ocorrer também os distúrbios respiratórios, alterações na fala, alteração na deglutição, desequilíbrio muscular e problemas psicológicos. Lembrando que o nível de alteração é proporcional a intensidade, duração, frequência do hábito, a predisposição genética e idade do paciente.
A criança também pode fazer a confusão de bicos, ou seja, ela acaba desaprendendo a fazer a correta sucção no seio da mãe (pela chupeta possuir um formato e uma composição diferente) com isso, irá diminuir a quantidade de leite e causar o desmame precoce.

Sobre a Autora do post:
Carolina Continentino.
Carolina Continentino Costa
Cirurgiã-Dentista
CROMG 51617
Formada em Odontologia pela Universidade Católica de Minas Gerais
(PUC Minas)
Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora e Estética.
Especializando em Odontopediatria pela Unicamp
Contato: (31) 98800-4266
dracarolinacontinentino@gmail.com
Instagram: @dracarolinacontinentino
Comments