O que pode ou não oferecer à criança na introdução alimentar
- Paula Vereza
- 6 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

A introdução alimentar deve iniciar apenas após os seis meses e, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, é recomendável que sejam evitados os seguintes alimentos:
Açúcar, mel, sal, os ultra processados, pipoca (para menores de 2 anos), carnes e outros alimentos processados, cafeína (para menores de 2 anos), sucos (para menores de 1 ano) alimentos pré-prontos, refrigerantes, embutidos, entre outros. “A oferta de água de coco (como substituto da água) é desaconselhável, por conter sódio e potássio em sua composição (SBP).” Não que estes nutrientes não sejam importantes, mas em excesso e de forma contínua podem acarretar malefícios para as crianças.
Fora estes alimentos citados, caso a criança não possua nenhuma reação alérgica, ela pode consumir os mesmos alimentos do hábito e cultura da família, respeitando é claro, a consistência ideal para cada fase. Num método tradicional, a primeira consistência oferecida pode ser em forma de papa (amassada com garfo, nunca liquidificada) e ir, à medida que a criança evolui, se tornando mais sólida. Ou, caso seja de interesse dos pais, o método BLW também é uma boa ferramenta, mas é preciso fazer os cortes corretamente para garantir a segurança da criança. Neste método é importante também considerar alguns sinais de prontidão da criança, como por exemplo: pescoço firme, sentar-se sozinha (sem apoio), levar os alimentos à boca sozinha (sem ajuda de um adulto), dentre outros. A partir dos 08 ou 09 meses algumas crianças já estão aptas a realizarem as mesmas refeições da família (claro que cada criança é diferente e cada uma tem seu tempo, o que precisa ser respeitado).
É interessante procurar a ajuda de um nutricionista para te ajudar nesta fase!

Nutricionista pós-graduada em nutrição esportiva; especialista em nutrição infantil; Diretora da Companhia Mineira de nutrição, que presta serviços especializados em nutrição para restaurantes, hoteis e cozinhas em geral. Instagram: @ellisbraganutri
Comments