Como cuidar do umbigo do bebê
- Paula Vereza
- 16 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2020

A limpeza do umbigo do bebê pode gerar um pouco de temor nos pais de primeira viagem. É necessário cuidado, mas não há motivos para grandes preocupações.
O coto, como é conhecido, é um resquício do cordão umbilical, que liga o feto à placenta dentro do útero e é responsável por manter a circulação sanguínea entre ele e mãe durante a gestação.
– Depois que o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado pois não tem mais função.
O pedacinho de 2 a 3 centímetros que fica ligado à barriga do recém-nascido resseca e cai de 7 a 15 dias depois do parto. Durante o processo de cicatrização do coto é preciso higienizar o local:
– A limpeza deve ser feita apenas com álcool a 70% após o banho e as trocas de fraldas para evitar que o local fique molhado. O objetivo é evitar o contato com sujeira que poderia causar uma onfalite, infecção bacteriana secundária do cordão, e levar a uma internação para uso de antibióticos.
Depois que o coto cai, não é mais necessário usar álcool 70% , apenas lavar o umbigo no banho com água e sabão para limpeza dos resquícios após a queda e esperar que o restante da cicatrização se dê espontaneamente.
-Se a área ao redor do umbigo ficar vermelha ou se aparecer secreção amarelada , com pus ou mau cheiro, pode ser sinal de infeção. Neste caso, leve seu bebê para ser avaliado pelo profissional de saúde.
-Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o coto, pois isto pode causar infecção.

Sobre a autora do post:
Roberta de Sa Furtado
Médica Pediatra com especialização em Terapia intensiva pediátrica e neonatal.
Trabalho no berçário e maternidade do Hospital e maternidade Vila da serra e média Horizontal e plantonista do CTi neonatal e Pediatrico.
Atendimento em consultório na clínica Vila, situado na Avenida Oscar Niemeyer 499, bairro Vila da Serra.
Contatos: 31 2342-0600/ 3228-8284/ 3228-8235/ http://www.hospitalviladaserra.com.br
Contatos pessoais:
Instagram: @dra.robertafurtado
e-mail: robertinhafurtado@yahoo.com.br
Comments